segunda-feira, 19 de março de 2012






Chile (República de Chile) é uma república presidencial situada no sudoeste da costa da América do Sul, o país está banhado desde o Oceano Pacífico a oeste, limitado a norte com o Peru, em direção nordeste, com a Bolívia e a leste com Argentina, também são parte da Chile a Ilha de Páscoa, a ilha Sala y Gómez, a ilhas Juan Fernández e as ilhas Desventuradas, todos no Oceano Pacífico.
Chile estende norte-sul, para 4 300 km, por um lado, há o Oceano Pacífico, por outro lado os Andes. O norte do Chile é uma área extremamente árida, onde é o Deserto Atacama, uma das área mais áridas do planeta


A Cordilheira dos Andes, que estendem a todo o comprimento do país, da o planalto da Bolívia a fim de Tierra del Fuego, no norte da cordilheira são os mais altos picos algumas vezes superior a 6 000 metros, aqui estão os grandes cones vulcânicos do San Pedro (6 063 m), de Socompa (6 031 metros), de Llullaillaco (6 723 metros), de Cerro del Tupungato (6 550 metros), atingindo 6 880 metros, com o vulcão Ojos del Salado, a maior elevação do país, o Chile possui cerca de 200 vulcões, 55 dos quais ainda estão ativas.
Ao sul destes maciça a Cordilheira dos Andes gradualmente torna-se menor, a parte sul da montanha atinge a altura máxima com o Monte San Valentin (4 058 metros), também outras belas montanhas desta área são o Fitz Roy ou Cerro Chaltén (3 375 metros ) e as Torres del Paine (2 750 metros). Faz parte do Chile a seção oeste de Tierra del Fuego, o promontório do Cabo Horn, na ilha do arquipélago de Tierra del Fuego, é o ponto mais meridional do continente americano. Os rios do Chile são geralmente curtos, para o curto espaço entre a cadeia andina e o oceano, na parte sul do país são extensas bacias de água doce, incluindo o Lago General Carrera ou Buenos Aires (1 850 sq km) o qual é dividido entre o Chile ea Argentina, e o Lago Llanquihue (860 sq km), dominado pelo vulcão Osorno (2 652 metros).
Cordilheira dos Andes é a mais extensa cordilheira continental do globo terrestre. Trata-se de uma conjunto contínuo de montanhas que margeiam quase a totalidade da costa ocidental da América do Sul. Sua extensão cobre mais de 7000 km, sendo que a largura da cadeia varia de 200 a 700 km, além de alcançar um altitude que em média atinge cerca de 4000 m.
Com esta notável extensão, os Andes obviamente ocupam o território de diversos países, sete ao todo: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina. Seu ponto mais alto é o pico do Aconcágua, situado em território argentino, que atinge 6962 m de altitude.
Toda a cadeia andina apresenta rigorosas condições climáticas, tanto para o homem como os animais que fazem da área seu lar. Seus habitantes precisaram vencer obstáculos os mais diversos para estabelecer uma condição sustentável de vida nos Andes, sendo o principal dos desafios a escassez de oxigênio. Os nativos quechuas (modernos descendentes dos originais habitantes da região, osIncas) possuem o coração de maior tamanho que outro ser humano de outra área qualquer, permitindo-lhes assim oxigenar plenamente seu organismo e manter uma circulação sanguínea que permite a sua sobrevivência sob condições inóspitas.
As plantas e os animais andinos, por sua vez, desenvolveram seus próprios recursos de adaptação, também muito eficientes. Um bom exemplo a ser mencionado é o do “ichu”, um capim que se encontra em quase toda a cordilheira, sendo típico da vegetação andina, além de contar com fortes raízes que permitem a absorção de pouca quantidade de água do solo, além de possuir a característica de se fixar fortemente a este para resistir à força dos ventos.
A fauna típica encontrada nos Andes consiste principalmente da lhama, da alpaca, do guanaco e da vicunha, mamíferos pertencentes à família do camelo. Os dois primeiros já eram empregados amplamente pelos nativos andinos, atuando como animais de carga e suprimento de carne e lã, remontando tal prática a épocas bem distantes na cronologia do Império Inca. Estes animais são de uma grande resistência física, sendo que no Peru e na Bolívia as lhamas do altiplano vivem em altitudes superiores a 4.000 metros. Encontram-se hoje grandes rebanhos de lhamas e alpacas, que são facilmente domesticáveis. No caso da vicunha, porém, esta sofre pela ameaça uma possível extinção: é um animal arisco que vem sendo perseguido pelos caçadores devido a qualidade de sua lã, uma das mais apreciadas em todo mundo.
No passado, os Andes foram o lar de civilizações bastante avançadas, como por exemplo as civilizações Chavin e Chimu, que em determinados aspectos excediam o nível de conhecimento dos colonizadores europeus recém chegados ao continente americano. Tais culturas antigas construíram misteriosas cidades, como Tiwanaku, que impressionam o visitante com a majestade de seus templos, palácios e pirâmides.







Introdução
O Chile apresenta pontos turísticos e culturais que desperta grande interesse no cenário turístico da América do Sul. São diversos museus, parques, teatros, monumentos históricos, galerias de arte, belezas naturais, praias, construções históricas e muito mais. Em função da próximidade do Brasil, o Chile torna-se uma excelente opção turística para os brasileiros.
Principais pontos turísticos e culturais do Chile:
Em Santiago do Chile
- Palácio de la Moneda
- Parque Metropolitano de Santiago
- Plaza de Armas de Santiago
- Catedral Metropolitana de Santiago
- Museu Nacional de Belas Artes
- Mercado Central
- Museu Arqueológico de Santiago
- Museu de Santiago Casa Colorada
- Museu Colonial San Francisco
- Museu de Arte Contemporânea
- Museu de Ciência e Tecnologia
- Parque O'Higgins
- Parque Florestal
- Estação de Ski e Resort Valle Nevado
- Estação de Ski El Colorado
- Estação de Ski Farellones
Em Concepción
- Galeria da História
- Museu de História Natural de Concepción
- Casa da Arte
- Laguna Lo Mendez
- Praça da Independência
- Mercado Central de Concepción
Em Viña del Mar
- Palácio Carrasco
- Palácio Presidencial de Cerro Castillo
- Castelo Wullf
- Palácio Rioja
- Relógio das Flores
- Jardim Botânico Nacional
- Muelle Vergara
Em Valparaíso
- Casa do poeta Pablo Neruda
- Mirador Portales
- Mirador Marinha Mercante
- Passeio Gervasoni
- Museu Naval e Marítimo
- Museu do Mar Lord Thomas Cochrane
- Palácio Baburizza
- Museu de Belas Artes
- Casa Museu La Sebastiana
- Monumento as heróis de Iquique
- Museu de História Natural
Em Puente Alto
- Reserva Puentealtina
- Praça de Puente Alto

Nenhum comentário:

Postar um comentário