terça-feira, 24 de abril de 2012


Nova York


1

2

3

4

5
6
7
8
9
1
“I love NY” não à toa é a camisa mais vendida na cidade, que é dividida em cinco distritos: Manhattan, Bronx, Queens, Brooklyn e Staten Island. A estampa mais correta, porém, deveria ser “Everybody loves NY”. Isso mesmo, todo mundo ama New York. E sabe por quê? Porque a principal metrópole americana é considerada a “capital do mundo” e todos que a visitam se sentem em casa. Sua faceta cosmopolita é formada por milhões de imigrantes e turistas dos cinco continentes.
Tanta diversidade faz da Big Apple, como também é chamada, um destino alto astral e de energia pura! Por isso, NY nunca dorme e oferece de tudo um pouco. Tida como a terra dos sonhos, reúne o melhor da gastronomia, cultura, compras, música, riqueza, poder, erotismo…
Depois do atentado às torres do World Trade Center, a cidade se viu mudada. Mas manteve a essência moderna, liberal e mutante. Sem dúvidas, desde sua descoberta em 1524, não existe melhor lugar no mundo para realizar todos os desejos. Basta ter vontade e estar lá para materializá-los!

    Cultura

    Não tem cidade mais multicultural que Nova York, onde todos os povos dos cinco continentes estão muito bem representados. E há uma lista grande de galerias de arte, cinemas, livrarias 24h e bons (muito bons) museus. Uma dica é adquirir o CityPass. Ele dá descontos em muitas das principais atrações locais.
    Vá com certeza no Museu Americano de História Natural, que abriga mais de 150 milhões de espécimes. Quem viu o filme "Uma noite no museu", com Ben Stiller, vai lembrar dele. Passe ainda pelo museu de cera Madame Tussaud’s; pelo Museu de Arte Moderna, que exibe o maior acerco internacional do gênero; o Museu da Televisão e Rádio; e o antigo Museu de Arte do Brooklyn.
    Para assistir aos grandes espetáculos musicais e teatrais, nada se compara à Broadway. A famosa avenida na região da Time Square, em Manhattan, é o grande polo cultural da cidade. Em seu endereço, constam dezenas e dezenas de casas de show e teatro. A programação de entretenimento em cartaz é uma das melhores do mundo.

    Comida

    Nem pense em fazer regime em NYC, dona de uma culinária universal. A cidade atende em alto nível todos os tipos de paladares. Têm dogão de rua, hambúrgueres com “ága maiúsculo” e outros lanches fast food tamanho família, além de cafés do Starbucks, pratos árabes, chineses, japoneses, mexicanos, espanhóis, russos, italianos, franceses, africanos, churras brasileiro e tudo o mais.
    As pizzarias também são famosas no mundo inteiro. E os restaurantes e lanchonetes vão do estilo luxuoso a econômico. Já os Diners, que funcionam 24h, espalham-se por toda a cidade. As panquequas e os steaks são as vedetes do vasto menu. Todo dia, o bom apetite é garantido!

    Noite

    Na cidade que nunca dorme, a vida noturna só poderia ser intensa e eclética. Apesar de quase todos os bairros terem sua própria boêmia, o agito se concentra com maior fervor na ilha de Manhattan. A lendária Broadway é o grande point, com espetáculos musicais concorridíssimos o ano inteiro, além de bares e danceterias bombadas.
    O chamado circuito Off-Broadway é igualmente atraente. Dá até para ir a um clube de música latina ao vivo chamado Copacabana, na 57th Street. Outra balada descolada é o bar e lounge Katwalk, situado no Fashion District. Com ambiente moderno e música dos anos 80, rock e clássicos, atrai um público cool.
    E para desfrutar uma balada tipicamente nova-iorquina, as noites de jazz em Harlem e Greewich Village, onde fica o estrelado Blue Note, são imperdíveis. Shows em cabarés e casas de hip-hop e soul completam a cena noturna. É só escolher o estilo que mais agrada e se esbaldar.

    Passeios

    As atrações turísticas mais que abundam em Nova York. Por isso você vai voltar uma, duas, três… dez vezes e ainda sempre terá muito o que conhecer. Mas há lugares – muitos já até serviram de cenário de filmes – que é preciso visitar assim que descer no aeroporto.
    O Central Park, o mais famoso do mundo, é um deles. Os nova-iorquinos adoram se refugiar em algum canto verde. Outro importante cartão-postal é a imponente Estátua da Liberdade, presente dos franceses para dar as boas-vindas a quem chegasse à ilha.
    O World Trade Center, infelizmente, não existe mais. Sem as torres gêmeas, o Empire State Building voltou a ser o edifício mais alto, com seus 102 andares. Tire ainda algumas horas para conhecer regiões clássicas da cidade, como a Time Square, e os bairros cult Soho e Village.

    Compras

    Brechós, outlets, shoppings, megalojas de departamentos… são tantas opções que é preciso ter cuidado para não voltar carregado de compras.
    Nas avenidas Madison e 5ª, residem as boutiques internacionais mais badaladas. Enquanto no quarteirão da Time Square, pulsa o coração eletrônico e tecnológico da cidade. Para delírio da criançada, lá também fica a Toys R´ Us, a maior loja de brinquedos do planeta! E não deixe de passar pela centenária MACY’s, a principal loja de departamentos do mundo.
    Mas, se quiser coisas mais baratas, o bairro de Chinatown (atenção, sacoleiros de plantão!) é a “25 de Março” norte-americana.

    Transporte

    Dizem que Nova York City tem dois andares, sendo um deles a centenária rede de metrô, inaugurada em 1904. Os nova-iorquinos não vivem sem o transporte subterrâneo, pois é a maneira mais rápida, barata e confiável de circular por toda a cidade. São cerca de 470 estações, com a maior parte das linhas operando 24h por dia. O sistema foi totalmente reformado e agora conta com trens modernos e equipados com ar-condicionado.
    Durante a passagem por Manhatan, use e abuse do metrô. Os conhecidíssimos táxis amarelos são outra opção acessível, assim como os ônibus. Ao mesmo tempo, guarde fôlego para passear a pé pelas largas calçadas das grandes avenidas. Como diversão, dê uma volta de pedibac, o táxi triciclo. Na mesma linha inusitada, o Water Taxi (táxi aquático) leva a vários destinos turísticos.
    Quando a distância percorrida for mais longa, sobretudo pelos arredores de NY, o mais prático é alugar carro. Só se prepare para a listinha de exigências. Além da carteira de habilitação, é necessário ter cartão de crédito e idade acima de 25 anos. Algumas locadoras podem até pedir carteira internacional. Mas, para sentir a sensação de liberdade ao volante, vale a burocracia!

    Informações Gerais

    • Clima: A máxima do verão é em julho, superando os 30º C. Já o pico do inverno acontece em janeiro, com mínima de -5º C, quando o visual é enfeitado de neve.
    • Quando ir: Dezembro é considerado o mês ideal para turismo. Nessa época, brilham as decorações de Natal, multiplicam as liquidações e rola de patinar em pistas de gelo ao ar livre. Bom demais para ser verdade, mas é!
    • Moeda: Dólar
    • Idioma: Inglês é a língua oficial. Mas estimam-se que cerca de 170 idiomas são falados regularmente na cidade.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário