terça-feira, 20 de março de 2012

HOLANDA

A Holanda é um pais pequeno com grandes possibilidades!


As tulipas, os moinhos de vento, os socos e o queijo são as primeiras coisas que se associam com a Holanda. Os holandeses têm orgulho no seu país e acreditam que tem ainda muito mais para oferecer.

Desfrute de uma visita às aldeias pitorescas de Volendam (com o seu porto de pesca), Alkmaar (com a sua feira de queijo), ou Zaanse Schans. E que tal um passeio de barco em Giethoorn, fazer compras nas elegantes ruas comerciais de Haia, ou saborear a hospitalidade e as delícias culinárias do sul do país em Maastricht? E, obviamente, não pode perder Amsterdão e Roterdão.

Amsterdão, Amsterdão / Amesterdão (português europeu) ou Amsterdã (português brasileiro) (em neerlandês: Amsterdam) é a capital, e a maior cidade dos Países Baixos, situada na província Holanda do Norte. Seu nome é derivado de uma represa (dam) no rio Amstel, o rio onde fica a cidade. A cidade é conhecida por seu porto histórico, seus museus de fama internacional, sua zona de meretrício (Red Light District), seus coffeeshops liberais, e seus inúmeros canais que levaram Amsterdã a ser chamada a "Veneza do Norte".

Amsterdão tem 755.286 residentes (2008), enquanto que sua área metropolitana tem cerca de 1.450.000 de habitantes. É o centro de uma vasta zona urbana contínua, denominada Randstad, que se estende de Roterdão a Amsterdão e também Utrecht, com cerca de 6,5 milhões de habitantes.

A cidade destaca-se pelo seu setor financeiro, sendo o quinto centro financeiro europeu. Com mão-de-obra qualificada no sector logístico, a cidade destaca-se por sua infra-estrutura que reúne um aeroporto internacional e um moderno porto marítimo.

Haia e as suas duas estações de férias da orla marítima Scheveningen e Kijkduin são perfeitas para qualquer tipo duração de estadia. No famoso palácio Internacional da Justiça pode encontrar a família real holandesa e o governo. Haia oferece uma vasta variedade de atracções, o centro histórico da cidade e todos os tipos de entertenimento incluíndo restaurantes únicos, teatros e museus tais como o Mauritshuis. Pode, também, encontrar muitas lojas situadas em edifícios históricos, um lugar para compradores e igualmente para amantes de história.

O clima: o Verão é agradável com uma temperatura média de 21°C, porém não se esqueça de meter um impermeável leve na mala, juntamente com os calções e a roupa de praia - não se pode excluir a hipótese de um aguaceiro inesperado. Os ventos do Inverno podem ser frios e convém agasalhar-se bem em Janeiro e Fevereiro. Nestes meses, a temperatura média anda pouco acima dos 2°C.

Fuso horário: a Holanda situa-se no fuso horário da Europa Central, uma hora adiantado relativamente ao GMT.

A língua: o neerlandês é a língua nacional. No entanto, quase todos os habitantes sabem falar inglês. Para além disto, muitos holandeses dominam o alemão e o francês.

Formalidades alfandegárias: um passaporte ou bilhete de identidade válidos

Moeda: Euro

Electricidade: a tensão na Holanda é de 220 volt. Os hotéis podem ter uma tomada de 110 volt ou 120 volt para a máquina de barbear, mas aconselhamos a utilização de um conversor de corrente e de um adaptador para fichas de dois pinos redondos.

Horário de abertura
Lojas: 2ª-6ª 8:30/9:00 - 17:30/18:00, Sáb. 8:30/9:00 - 16:00/17:00.
Na maioria das cidades, as lojas estão abertas à noite à quinta e à sexta-feira. Nas cidades maiores como Amesterdão e Roterdão, e nas estâncias turísticas, muitas lojas estão abertas à noite e ao Domingo.

Bancos: 2ª-6ª 9:00 - 16:00/17:00; por vezes também nas noites em que as lojas estão abertas e ao Sábado. Fecham ao Domingo.

Importante: Tanto no aeroporto de Amsterdão (Schiphol) como no aeroporto de Roterdão as medidas de segurança foram reforçadas. Não é permitido levar a bordo objectos cortantes e ou perigosos na bagagem de mão. Aconselhamos vivamente guardar este tipo de artigos na sua mala, de modo que possam (quando possível) ser transportados no porão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário